Reconstruindo a confiança: lições aprendidas com o relatório da investigação pública sobre o incêndio na Torre Grenfell
Novamente, a nação está ♨️ lidando com as consequências desastrosas de um Estado falido e da correspondente filosofia pública – uma que afirma que os ♨️ mercados desregulados funcionam melhor do que a iniciativa pública. Sob essa visão sombria, a regulação pública é, a priori, ruim.
Foi ♨️ esse Estado e filosofia que, juntos, entregaram um ecossistema de segurança de construção – e cultura – que produziu o ♨️ pior incêndio arbety app tempo de paz do Reino Unido, cujas origens letais e resultados foram descritos graficamente na última semana ♨️ no relatório da investigação pública sobre o incêndio na Torre Grenfell. Governo nacional e local disfuncional, reguladores fracos e empresas ♨️ imorais, declara, foram responsáveis conjuntamente pelo desastre evitável que levou à morte de 72 pessoas.
Em mais de 1.700 páginas, ninguém ♨️ é poupado. O governo de Tony Blair não atendeu aos avisos de um comitê seleto crucial; o governo de David ♨️ Cameron lançou uma campanha de desregulamentação sem pensar, ansiosamente conduzida arbety app habitação e segurança de construção pelo então secretário de ♨️ habitação, Eric Pickles, cuja evidência desmentindo o conhecimento do impacto do que estava fazendo o relatório descarta como "rotundamente contraditório" ♨️ por documentos do departamento.
Em seguida, estavam as empresas contratantes que systematicamente mentiram sobre seu conhecimento da inflamabilidade perigosa dos produtos ♨️ que estavam vendendo e implantando; organizações de segurança de construção e reguladores adormecidos no emprego; governo local que ignorou as ♨️ preocupações dos inquilinos; mesmo o menos eficaz abordagem do corpo de bombeiros de Londres – bombeiros, por exemplo, não sabendo ♨️ qual hidrante de água usar.
O relatório faz 58 recomendações para mudança que abordam cada elo fraco. Deve haver um único ♨️ regulador profissional da indústria de construção. Funções de supervisão devem ser reunidas arbety app um departamento governamental. O governo deve ser ♨️ legalmente obrigado a colocar arbety app registro público arbety app resposta às recomendações de comitês seletores e inquéritos públicos. O secretário de ♨️ estado deve ter um assessor de construção sênior. Os construtores de estruturas de risco maior devem deter uma licença adequada. ♨️ As direções e habilidades dos bombeiros devem ser revisadas e uma faculdade de resgate contra incêndios estabelecida – e muito ♨️ mais. Amém a tudo isso.
O presidente da investigação pública, Sir Martin Moore-Bick, claramente sabia que estava descrevendo defeitos que são ♨️ reproduzidos arbety app todo o Reino Unido. Por exemplo, exigir legalmente que cada departamento governamental publique arbety app resposta e ações a ♨️ cada relatório de inquérito público e comitê seletivo representaria um passo arbety app direção à responsabilidade dos ministros e funcionários, removendo ♨️ arbety app capacidade de ignorar ou engasgar tais recomendações.
O quadro de responsabilidade que Moore-Bick quer para a construção inevitavelmente se tornará ♨️ um modelo para cada outra indústria. Esse radicalismo necessário é muito necessário.
A vice-primeira-ministra e secretária de Estado para Habitação e ♨️ Governo Local, Angela Rayner, foi sólida o suficiente no programa Today da 4 na manhã seguinte à publicação do ♨️ relatório. A autenticidade de seu choque com o lucro sendo colocado acima da segurança não podia ser duvidada – mas ♨️ então ela recaiu nos memes e linhas-para-tomar do próprio governo que estava no banco dos réus. Nenhuma da urgência da ♨️ resposta de Keir Starmer aos motins estava arbety app exibição.
Sim, todas as 58 recomendações serão consideradas, mas nada pode ser prometido ♨️ antes de seis meses. Quanto à advertência da polícia de que poderiam ser necessários mais 18 meses antes que qualquer ♨️ acusação fosse apresentada, ela aceitou que os atrasos eram inevitáveis devido à capacidade enfraquecida da polícia e do sistema judicial ♨️ herdado do governo anterior – mas não mudaria.
A história sinistra de descumprimento de obrigações, relutância arbety app atuar, atraso e incompetência ♨️ regulatória não se limita ao Grenfell
O governo poderia dizer algo mais forte? Algumas recomendações são baixo custo e sem noção. ♨️ Claro que deveria haver um único regulador da indústria de construção, uma faculdade de resgate contra incêndios e todas as ♨️ responsabilidades pela segurança trazidas para um departamento. Os ministros deveriam ter dito isso imediatamente.
É uma vergonha que a polícia levará ♨️ tanto tempo para apresentar acusações e os tribunais para ouvir os casos que a justiça pode não ser feita até ♨️ 2028 ou mais tarde. O tratamento de manifestantes foi priorizado: certamente a ação – especialmente contra os contratantes enganadores – ♨️ poderia ser similarmente acelerada e o recurso necessário encontrado.
A história sinistra de descumprimento de obrigações, relutância arbety app atuar, atraso e ♨️ incompetência regulatória não se limita ao Grenfell. Ele infecta cada bloco identificado com revestimento, um dos quais abriga o meu ♨️ próprio apartamento. Após três anos de negociação dolorosamente lenta entre ansiosos proprietários de apartamentos, o construtor, o proprietário livre e ♨️ vários reguladores, acordo foi finalmente alcançado arbety app abril passado sobre a escala da ação remedial necessária.
Mas o trabalho ainda não ♨️ começou, porque a permissão do regulador de segurança de construção agora é statutoriamente necessária porque o edifício é de grande ♨️ altura e sob um Health and Safety Executive cronicamente subfinanciado e dolorosamente lento de processamento o BSR ainda não conseguiu ♨️ processar a solicitação dentro do prazo de oito semanas.
Construction News, via uma solicitação de liberdade de informação, aprendeu recentemente que ♨️ até fevereiro o BSR tinha apenas 10 líderes regulatórios e oito caseiros. Mais foram contratados, mas a capacidade ainda é ♨️ dolorosamente curta; um porta-voz disse ao jornal que o verdadeiro problema é que muitos solicitantes, aos quais não oferece conselhos, ♨️ não conseguem preencher as formas complexas corretamente, assim entupindo o processo. O escritório do deputado local, um Sir Keir Starmer, ♨️ assumiu nosso caso, mas o HSE arbety app resposta tomou – se mais cortêsmente, dado o MP – a linha é ♨️ de quem é a culpa. Além da tragédia do Grenfell, o sofrimento dos centenas de milhares que vivem arbety app prédios ♨️ assombrados, com risco de incêndio sempre presente, importa.
O departamento patrocinador do HSE – o Departamento de Trabalho e Pensões – ♨️ precisa assumir o controle, mas precisará do apoio do Tesouro. Tanto a crise de capacidade no sistema judicial criminal quanto ♨️ nossos reguladores devem ser abordados. Não pode mais ser descartado como má "política de varejo" que não "funciona na porta" ♨️ perguntas fundamentais sobre responsabilidade – ou sobre as estruturas legais e regulatórias arbety app que as empresas britânicas operam. Não na ♨️ face de 72 mortes desnecessárias.
O país rejeitou o governo Tory, seu austeridade e obsessão com a desregulamentação e cortes de ♨️ impostos. Ele sabe que a herança do Partido Trabalhista é assombrosa, mas está procurando uma mudança decisiva. Grenfell e o ♨️ relatório da investigação podem ter uma boa consequência: se tornar o catalisador que impulsiona um governo potencialmente grande reformador a ♨️ ser exatamente isso. Um elemento será a robustez da resposta ao inquérito; outro será o caráter do orçamento arbety app 30 ♨️ de outubro, que deve equipá-lo com os recursos necessários.
Nós precisamos de melhor do que "austeridade leve", tentando atender a metas ♨️ de gastos herdadas que foram definidas como uma armadilha política. Precisamos de posse da mudança de direção para a qual ♨️ o relatório do inquérito aponta. Espero que sim.